오픈뉴스백과
둘러보기ONP 브리핑뉴스
회사학술과학정부용어사전커뮤니티피드 제보
...

오픈뉴스백과

집단지성 기반 뉴스 검증 플랫폼. 다양한 시각으로 뉴스를 이해합니다.

서비스

세계의 오늘한국의 오늘라이브뉴스정부과학학술용어사전소개

법적 고지

개인정보처리방침이용약관콘텐츠 이용 안내

문의

문의하기

본 플랫폼에서 제공하는 뉴스 콘텐츠의 저작권은 각 언론사에 있으며, 무단 복제 및 배포를 금지합니다.

RSS 피드를 통해 수집된 콘텐츠는 각 원저작자의 라이선스 조건을 따릅니다. 오픈 라이선스(CC-BY 등) 콘텐츠는 해당 라이선스에 따라 출처를 표기합니다.

오픈뉴스백과는 뉴스 집계 및 검증 플랫폼으로, 개별 기사의 내용에 대한 책임은 해당 언론사에 있습니다.

이용자가 작성한 피드백, 팩트체크, 독자 제보 등의 콘텐츠에 대한 책임은 해당 작성자에게 있습니다.

콘텐츠 제거·정정이 필요하시면 문의하기에 남겨 주세요.

© 2026 오픈뉴스백과 (OpenNewsPedia). All rights reserved.

뉴스 목록
미디어 커버리지1건1개 미디어
중도 성향 100%
G1 (Globo)
세계
중도 성향

'Só olhou para ele e medicou': mãe de menino morto após passar por UPA questiona atendimento

G1 (Globo)
조회 0
'Só olhou para ele e medicou': mãe de menino morto após passar por UPA questiona atendimento

이 뉴스, 어떠셨어요?

한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요

Adolescente de 15 anos morre 1 dia após ser atendido e liberado de UPA no interior de SP
A mãe do adolescente Caio Vinicius de Oliveira, de 15 anos, que morreu um dia após ter sido atendido e liberado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, em São Carlos (SP), questiona o atendimento médico oferecido ao menor, que foi liberado sem que exames fossem realizados.
"A médica não fez nada, nem relou nele. Só olhou para ele e medicou", disse Beatris Regina de Lima.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
O caso foi registrado na Polícia Civil como morte natural, mas a família questiona a conduta médica e o socorro prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
LEIA TAMBÉM: Adolescente de 15 anos morre 1 dia após ser atendido e liberado de UPA no interior de SP
De acordo com Beatris, o filho passou mal e desmaiou em casa na madrugada de quinta-feira (25). Caio foi atendido pelo Samu e por um médico da Unidade de Suporte Avançado (USA), mas não resistiu.
Em nota, a Prefeitura de São Carlos informou que o adolescente deu entrada na UPA da Vila Prado às 5h17 de quarta, e foi liberado duas horas depois porque não apresentava sinais graves, segundo a equipe médica. (Veja abaixo o posicionamento)
'Deve ser uma virose'
Caio Vinicius de Oliveira morreu um dia após passar por atendimento médico na UPA da Vila Prado, em São Carlos (SP)
Arquivo pessoal
Beatris afirmou que Caio era saudável e manteve a rotina normalmente na terça-feira (23). O adolescente apresentou vômitos e fortes dores abdominais na madrugada de quarta-feira (24), e foi levado de carro à UPA.
"Eu falei que ele não parava de vomitar, estava com muita dor na barriga. Ele não parava de se contorcer na frente dela. Retornei e falei que não dava para levar ele embora e deram outra medicação. Uma delas disse que deveria ser uma virose", contou.
A mãe afirmou que a médica só olhou para o filho e que, apesar da persistência dos sintomas, nenhum exame foi solicitado. Durante a ida à UPA, Caio passou por atendimento com duas médicas que, segundo Beatris, não teriam realizado avaliação detalhada do adolescente.
Mais notícias da região:
RIO CLARO: Entregador leva mercadorias para a Guarda Civil com caminhonete furtada e é preso no interior de SP
MATÃO: Encapuzados invadem casa e roubam fuzil, pistolas e caminhonete no interior de SP
SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO: Homem de 68 anos é encontrado morto dentro de carro em canavial no interior de SP
Liberado após medicação
UPA da Vila Prado em São Carlos
Vitor Diagonel/EPTV
Caio recebeu medicações na veia, entre elas dipirona, mas continuou se queixando de dor. Ela retornou ao consultório para informar que o filho não havia melhorado. Depois disso, uma nova medicação com decadron e dramin foi administrada.
Após receber os medicamentos, Caio disse que a dor havia amenizado e foi liberado para voltar para casa. Durante o restante do dia, segundo a mãe, o adolescente permaneceu debilitado, com fraqueza e dificuldade para ficar em pé. Ele comeu uma refeição leve e tomou bebida isotônica para reidratação.
Mas, na madrugada de quinta, o quadro piorou. Beatris relatou que o filho a chamou dizendo que estava com dor no peito e tontura. Pouco depois, ele perdeu a consciência no sofá da sala da família.
"Ele dormiu por volta das 21h, mas por volta das 3h ele me chamou e quis ir para o sofá. Depois de um tempo, ele me gritou, e fui correndo ver. Ele disse que estava com dor no peito e caiu de lado no sofá, já com a boca branca", disse.
Atendimento do Samu
Caio Vinicius de Oliveira, 15 anos, morreu um dia após atendimento na UPA da Vila Prado, em São Carlos
Arquivo pessoal
A família acionou o Samu e, conforme relato da mãe, a primeira ambulância chegou rapidamente ao local, mas ela alega que houve demora no início do atendimento porque a enfermeira que estava na unidade móvel teria permanecido dentro da ambulância.
Beatris afirmou que a enfermeira só entrou na residência após alguns minutos, quando Caio já estava inconsciente. Em seguida, foram iniciadas as manobras de reanimação. Uma segunda ambulância, com médico, chegou pouco depois para auxiliar no atendimento.
A mãe acredita que houve falhas tanto no atendimento prestado na UPA quanto na atuação inicial do Samu. Ela registrou boletim de ocorrência e diz possuir imagens de câmeras de segurança da residência que, segundo ela, registraram a chegada da ambulância e parte da abordagem da equipe.
O corpo de Caio foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Américo Brasiliense para apuração da causa da morte.
O velório está marcado para sexta-feira (26), das 10h às 14h no Velório Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, o sepultamento será realizado no Cemitério Santo Antônio, em São Carlos.
O que diz a prefeitura
Caio Vinicius de Oliveira morreu um dia após passar por atendimento médico na UPA da Vila Prado, em São Carlos
Arquivo pessoal
De acordo com a prefeitura, Caio foi atendido por uma médica às 5h33 na UPA, apresentando queixa de dor epigástrica, na região superior do abdômen, e vômitos. O paciente não apresentava febre, inapetência ou outros sinais considerados de alerta pela equipe médica.
Conforme a nota da administração municipal, Caio recebeu medicação com buscopan, cimetidina, dipirona, decadron e dramin. Após permanecer em observação, ele passou por uma reavaliação clínica às 7h18. O adolescente apresentou melhora e, por isso, recebeu alta médica.
Sobre o atendimento prestado pelo Samu, a Prefeitura de São Carlos informou que o chamado foi registrado às 3h20 da madrugada de quinta-feira (25), e que a solicitação relatava um paciente com náuseas, vômitos e mal-estar.
De acordo com a administração municipal, a primeira equipe enviada foi uma Unidade de Suporte Básico (USB), que era a ambulância mais próxima do endereço informado. O veículo foi acionado às 3h25 e chegou ao local às 3h31.
A prefeitura informou ainda que, na sequência, foi deslocada uma Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida como UTI Móvel. A equipe foi acionada às 3h39 e chegou ao endereço às 3h48. Os registros apontam que a USB deixou o local às 4h24.
A administração municipal não detalhou os procedimentos realizados pelas equipes durante o atendimento.
REVEJA OS VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara ...

전문 보기

관련 뉴스

관련 뉴스 제보는 로그인 후 가능합니다.

'world' 카테고리 뉴스

Marcos inspects, hails QC flood control facility

Philippine Daily Inquirer

Extremist groups declared persona non grata in Lanao del Norte

Philippine Daily Inquirer

Insights | CISCE a timely, forward-looking platform to Australia: Australian diplomat

ECNS (China News Service)

G1 Globo의 다른 기사

Bolsas da Ásia despencam após investidores venderem ações de IA

G1 (Globo)

Tripulante da Gol grava vídeo logo após terremoto atingir hotel em que estava em Caracas; empresa diz que todos estão bem

G1 (Globo)

Michelle e a fratura exposta na família Bolsonaro - O Assunto #1748

G1 (Globo)

피드백

피드백을 남기려면 로그인해 주세요.