미디어 커버리지1건1개 미디어
세계
중도 성향

'Descaso', diz família de homem que morreu em sala de espera de UPA no DF

G1 (Globo)
조회 0
'Descaso', diz família de homem que morreu em sala de espera de UPA no DF

이 뉴스, 어떠셨어요?

한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요

'Descaso', diz família de homem que morreu em sala de espera de UPA no DF
Vilmar Pereira da Silva, de 49 anos, morreu na sala de espera da UPA do Recanto das Emas, no Distrito Federal, no sábado (20). Segundo testemunhas, ele chegou em uma cadeira de rodas e ficou no local por cerca de quatro horas.
A falta de movimentos dele chamou a atenção, e a morte foi constatada pela enfermeira Mayela Lima – que não fazia parte da equipe da UPA, e estava no local em busca de atendimento para a filha. O GDF argumenta que Vilmar "costumava pernoitar no local" (veja detalhes abaixo).
As filhas de Vilmar afirmam que o pai tinha problema com alcoolismo e já tinha buscado atendimento na UPA em outras ocasiões.
"Infelizmente, todas as vezes que ele foi internado a gente via de perto o descaso, a forma como tratavam o meu pai. Às vezes, a gente pedia um acessório e, como era meu pai, eles falavam que tinha que esperar. 'Já vou lá, não era nem para ele estar aqui, isso não é caso de ficar internado aqui'", diz Eveylye Pereira.
Emily Pereira conta que, nas ocasiões em que o pai passou mal, o SAMU o encaminhou para a UPA.
"O que eles falavam para gente é que eles podiam tratar a causa [pela qual] ele chegou lá. Do jeito que ele estava debilitado, eles tinham que internar meu pai", afirma a filha de Vilmar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O que diz o governo?
Vilmar Pereira da Silva morreu em UPA do DF
Reprodução
Em nota no sábado, dia da morte, o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges-DF) afirmou que estava "apurando as circunstâncias do óbito".
Segundo a entidade, o homem não tinha ficha de atendimento aberta na UPA e não tinha passado por triagem ou avaliação. Após a constatação da morte, a filha do homem foi comunicada e recebeu atendimento da equipe de serviço social da UPA.
Em nota divulgada no domingo (21), a Secretaria de Saúde diz que "não será admitido e nem aceito qualquer indício de omissão ou ausência de atendimento a qualquer cidadão que busque assistência em nossa rede de saúde".
"Embora [o paciente] não tenha sido registrado como paciente da unidade no momento do ocorrido, é fundamental esclarecer todos os fatos e verificar se os protocolos adotados foram adequados", segue a pasta.
Paciente morre aguardando atendimento na UPA do Recanto das Emas, no DF
Arquivo pessoal/Reprodução
Em uma rede social, o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, diz que o homem "costumava pernoitar no local" e que pediu a abertura imediata de uma sindicância para apurar o caso. Já a governadora do DF, Celina Leão (PP), usou uma rede social para prestar solidariedade à família de Vilmar.
"Já determinei à Secretaria de Saúde e ao Iges que apurem com rigor às circunstâncias do falecimento dele na unidade hospitalar e responsabilizem àqueles que não deram o adequado atendimento", escreveu Celina.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF. ...

전문 보기

관련 뉴스

관련 뉴스 제보는 로그인 후 가능합니다.