오픈뉴스백과
둘러보기ONP 브리핑뉴스
회사학술과학정부용어사전커뮤니티피드 제보
...

오픈뉴스백과

집단지성 기반 뉴스 검증 플랫폼. 다양한 시각으로 뉴스를 이해합니다.

서비스

세계의 오늘한국의 오늘라이브뉴스정부과학학술용어사전소개

법적 고지

개인정보처리방침이용약관콘텐츠 이용 안내

문의

문의하기

본 플랫폼에서 제공하는 뉴스 콘텐츠의 저작권은 각 언론사에 있으며, 무단 복제 및 배포를 금지합니다.

RSS 피드를 통해 수집된 콘텐츠는 각 원저작자의 라이선스 조건을 따릅니다. 오픈 라이선스(CC-BY 등) 콘텐츠는 해당 라이선스에 따라 출처를 표기합니다.

오픈뉴스백과는 뉴스 집계 및 검증 플랫폼으로, 개별 기사의 내용에 대한 책임은 해당 언론사에 있습니다.

이용자가 작성한 피드백, 팩트체크, 독자 제보 등의 콘텐츠에 대한 책임은 해당 작성자에게 있습니다.

콘텐츠 제거·정정이 필요하시면 문의하기에 남겨 주세요.

© 2026 오픈뉴스백과 (OpenNewsPedia). All rights reserved.

뉴스 목록
미디어 커버리지1건1개 미디어
중도 성향 100%
G1 (Globo)
세계
중도 성향

Adolescente de 15 anos morre 1 dia após ser atendido e liberado de UPA no interior de SP

G1 (Globo)
조회 0
Adolescente de 15 anos morre 1 dia após ser atendido e liberado de UPA no interior de SP

이 뉴스, 어떠셨어요?

한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요

Caio Vinicius de Oliveira morreu um dia após passar por atendimento médico na UPA da Vila Prado, em São Carlos
Arquivo pessoal
O adolescente Caio Vinicius de Oliveira, de 15 anos, morreu nesta quinta-feira (25), um dia após passar por atendimento médico e ser liberado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Vila Prado, em São Carlos (SP). O caso foi registrado como morte natural.
Segundo a mãe, Beatris Regina de Lima, 39 anos, Caio passou mal e desmaiou em casa nesta madrugada, vindo a óbito. Ele foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e por um médico da Unidade de Suporte Avançado (USA), mas não resistiu. A família questiona o atendimento médico na unidade e falha do socorro do Samu.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Jovem saudável
Beatris afirmou que Caio era saudável, não tinha problemas de saúde e manteve a rotina normalmente na terça-feira (23). O adolescente apresentou vômitos e fortes dores abdominais na madrugada de quarta-feira (24), e foi levado de carro à UPA.
"A médica não fez nada, nem relou nele. Só olhou para ele e medicou. Eu falei que ele não parava de vomitar, estava com muita dor na barriga. Ele não parava de se contorcer na frente dela. Retornei e falei que não dava pra levar ele embora e deram outra medicação. Uma delas disse que deveria ser uma virose", disse.
Em nota, a Prefeitura de São Carlos informou que o adolescente deu entrada na UPA da Vila Prado às 5h17 de quarta, e foi liberado duas horas depois porque não apresentava sinais graves, segundo a equipe médica. (Veja abaixo o posicionamento)
A mãe informou que apesar da persistência dos sintomas, nenhum exame foi solicitado e duas médicas não teriam realizado avaliação detalhada do adolescente.
Agora no g1
Atendimento na UPA
De acordo com Beatris, a unidade estava vazia e o atendimento foi rápido. Ela afirma que informou à equipe médica que o adolescente sentia muita dor e não parava de vomitar.
Ainda segundo a mãe, Caio recebeu medicações na veia, entre elas dipirona, mas continuou se queixando de dor. Ela retornou ao consultório para informar que o filho não havia melhorado. Depois disso, uma nova medicação com Decadron e Dramin foi administrada.
Após receber os medicamentos, Caio disse que a dor havia amenizado e foi liberado para voltar para casa.
Durante o restante do dia, segundo a mãe, o adolescente permaneceu debilitado, com fraqueza e dificuldade para ficar em pé. Ele comeu uma refeição leve e tomou bebida isotônica para reidratação.
Mas, na madrugada de quarta para quinta, o quadro piorou. Beatriz conta que o filho a chamou dizendo que estava com dor no peito e tontura. Pouco depois, ele perdeu a consciência no sofá da sala da família.
"Ele dormiu por volta das 21h, mas por volta das 3h ele me chamou e quis ir para o sofá. Depois de um tempo ele me gritou e fui correndo ver, ele falou que estava com dor no peito e caiu de lado no sofá já com a boca branca", disse.
Jovem foi atendido na UPA da Vila Prado de São Carlos
Lourival Izaque/g1
Atendimento do Samu
A família acionou imediatamente o Samu e, conforme relato da mãe, a primeira ambulância chegou rapidamente ao local, mas ela alega que houve demora no início do atendimento porque a enfermeira que estava na unidade móvel teria permanecido dentro da ambulância.
Beatris afirmou que a enfermeira só entrou na residência após alguns minutos, quando Caio já estava inconsciente. Em seguida, foram iniciadas as manobras de reanimação. Uma segunda ambulância, com médico, chegou pouco depois para auxiliar no atendimento.
"Eu gravei até os vídeos da forma que ela me tratou, ela chegou com ambulância e ficou parada na frente do meu portão, enquanto ele passava mal. Eu fiquei nervosa, falei que ele tinha desmaiado, e ela falou que não era médica, que tinha que falar com o médico. Eu falei o 'meu filho tá morrendo', mas quando ela entrou e fez massagem cardíaca, mas ele já tinha morrido", contou.
A mãe acredita que houve falhas tanto no atendimento prestado na UPA quanto na atuação inicial do Samu. Ela registrou boletim de ocorrência e diz possuir imagens de câmeras de segurança da residência que, segundo ela, registraram a chegada da ambulância e parte da abordagem da equipe.
O corpo da vítima foi para Américo Brasiliense para exames e vai passar exames para apontar as circunstâncias da morte.
O corpo da vítima será velado no Velório Nossa Senhora do Carmo, na sexta-feira (26), das 10h às 14h. Em seguida, o sepultamento acontece no Cemitério Santo Antônio, em São Carlos.
O que diz a prefeitura
Segundo a administração municipal, o adolescente foi atendido por uma médica às 5h33, apresentando queixa de dor epigástrica, na região superior do abdômen, e vômitos. A prefeitura afirmou que o paciente não apresentava febre, inapetência ou outros sinais considerados de alerta pela equipe médica.
Ainda de acordo com a nota, Caio recebeu medicação com Buscopan, cimetidina, dipirona, Decadron e Dramin. Após permanecer em observação na unidade, ele passou por uma reavaliação clínica às 7h18.
Conforme a prefeitura, o adolescente apresentou melhora do quadro após o atendimento e, por isso, recebeu alta médica.
Sobre o atendimento prestado pelo Samu, a Prefeitura de São Carlos informou que o chamado foi registrado às 3h20 da madrugada desta quinta-feira (25).
Segundo o registro da ocorrência, a solicitação relatava um paciente com náuseas, vômitos e mal-estar geral. De acordo com a administração municipal, a primeira equipe enviada foi uma Unidade de Suporte Básico (USB), que era a ambulância mais próxima do endereço informado. O veículo foi acionado às 3h25 e chegou ao local às 3h31.
A prefeitura informou ainda que, na sequência, foi deslocada uma Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida como UTI Móvel. A equipe foi acionada às 3h39 e chegou ao endereço às 3h48.
Segundo os registros do Samu, a ambulância de suporte básico deixou o local às 4h24. A prefeitura não detalhou, até o momento, os procedimentos realizados pelas equipes durante o atendimento.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara ...

전문 보기

관련 뉴스

관련 뉴스 제보는 로그인 후 가능합니다.

'world' 카테고리 뉴스

Woman yields P510,000 shabu in Lucena City buy-bust

Philippine Daily Inquirer

Ceiling panel collapses at Bicol International Airport

Philippine Daily Inquirer

Tricycle driver killed in Quezon road mishap

Philippine Daily Inquirer

G1 Globo의 다른 기사

Relatório da SOS Mata Atlântica aponta piora na qualidade da água do Rio Tietê em Mogi das Cruzes

G1 (Globo)

Marina Silva e Simone Tebet são confirmadas candidatas ao Senado em SP na chapa de Haddad e Márcio França

G1 (Globo)

Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as Unidades de Saúde da Família nesta sexta-feira (26)

G1 (Globo)

피드백

피드백을 남기려면 로그인해 주세요.