Elisberto da Retro é eleito prefeito de Joviânia

이 뉴스, 어떠셨어요?
한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요
Elisberto da Retro (Podemos) é eleito
Reprodução/ Instagram Elisberto da Retro
Os eleitores de Joviânia, na região sul de Goiás, escolheram neste domingo (21) o novo prefeito e vice-prefeito do município. Elisberto da Retro (Podemos) foi eleito prefeito com 64,98% dos votos válidos. Rogério Potim (PSDB) foi eleito vice-prefeito.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O candidato Pedro Lucas, conhecido como Macaco (MDB), recebeu 35,02% dos votos válidos.
A eleição suplementar foi realizada pela 45ª Zona Eleitoral após decisão da Justiça Eleitoral que determinou a realização de um novo pleito no município. Os eleitos exercerão os mandatos até 31 de dezembro de 2028.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a votação ocorreu entre 8h e 17h e transcorreu de forma tranquila em todas as seções eleitorais. O resultado apontou que, dos 5.781 eleitores aptos a votar, 4.420 compareceram às urnas. A abstenção foi de 20,49%.
Segundo os dados da Justiça Eleitoral, os votos nulos representaram 2,96% do total, enquanto os votos em branco somaram 1,15%.
LEIA TAMBÉM:
Joviânia elege novo prefeito e vice nesse domingo; entenda
Ex-prefeito de cidade goiana é preso suspeito de fingir sequestro para extorquir dinheiro da própria família
Presidente da Câmara de Rio Verde é preso suspeito de envolvimento em fraudes na área de educação em que delegado foi denunciado
Moradores de Joviânia vão às urnas escolher novo prefeito e vice
Por que houve nova eleição?
A eleição suplementar foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) após a cassação dos mandatos do então prefeito Max Pereira Barbosa, do vice-prefeito Roudison Sabino Muniz e de dois vereadores do município.
A ação foi proposta pelo candidato Renis Eustáquio Gonçalves, que disputou as eleições municipais de 2024. A Justiça Eleitoral reconheceu a prática de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante o pleito.
Entre as irregularidades apontadas no processo estavam a suposta compra de votos por meio de transferências financeiras, a realização de showmício com distribuição de bebidas alcoólicas, a distribuição de brindes e a realização de comício em período vedado pela legislação eleitoral.
Ao manter as cassações, a Justiça Eleitoral destacou a existência de um conjunto de provas que indicava movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade declarada dos investigados durante a campanha. Como a decisão resultou na anulação de mais de 50% dos votos válidos da eleição, a legislação eleitoral prevê a realização de um novo pleito para os cargos de prefeito e vice-prefeito.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás. ...