Após críticas, Tarcísio diz que Haddad 'precisa estudar' sobre privatização da Sabesp e cita investimentos

이 뉴스, 어떠셨어요?
한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요
Após críticas, Tarcísio diz que Haddad 'precisa estudar' sobre privatização da Sabesp e ci
Em agenda em Santa Bárbara d'Oeste (SP), no interior de SP, o governador e pré-candidato a reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), rebateu críticas do adversário Fernando Haddad (PT) à política de saneamento e à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), afirmando que o modelo adotado ampliará investimentos e permitirá a universalização do serviço no estado, além de dizer que o petista 'precisa estudar'.
"É bom ele [Haddad] começar a estudar. Se ele não estudar bastante, vai passar nervoso", disse ao justificar benefícios, nas palavras de Tarcísio, da transferência da gestão da Companhia para iniciativa privada.
Questionado sobre que pensa das críticas de Haddad em relação à privatização da Sabesp, Tarcísio fez crítica à situação da companhia antes da privatização.
"Com questão da Sabesp, os números falam por si. Por que que não se fez nada ou se fez pouco no saneamento básico esse tempo todo? Por que que não se despoluiu o Rio Tietê? Tanto se falou em despoluição, mas sem atacar a causa, a raíz do problema. Por que que as pessoas que moram nas favelas e áreas rurais estavam fora dos contratos da Sabesp?", questionou.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Após críticas, Tarcísio diz que Haddad 'precisa estudar' sobre privatização da Sabesp e cita investimentos
Reprodução/EPTV
Tarcísio também rebateu as críticas de Haddad mencionando preocupação com o marco do saneamento.
"Outra coisa, com a advento do marco de saneamento, o que ia acontecer com a Sabesp, sabendo que no final dos contratos do programa, os municípios iam ter suas autarquias ou fazer licitações? A eficiência do serviço de saneamento ocorre quando a infraestrutura é compartilhada. As pessoas não sabem, não param pra pensar. Mas, 11 municípios financiam 360. Agora, imagina se você perde a Sabesp, um município financiador, você arrebenta a Sabesp. Então este movimento, ao fim, protegeu a Sabesp", argumentou.
O governador mencionou investimentos em tratamento de esgoto.
"Por que Franco da Rocha, Francisco Morado, por exemplo, tratavam zero esgoto em 2022? Está tratando mais de 70%. Guarulhos tratava 2% de esgoto. Terminou o passado tratando 45%. [...] Hoje, a gente tem estação de tratamento de esgoto no Jardim Cabo Sul, no Jardim Fortaleza. Pega a área do Terra Preta, Marimboranjo, com 10 mil pessoas, tinha zero tratamento de esgoto. Agora, tem uma estação de tratamento de esgoto lá. Perus é uma cidade de 400 mil pessoas, que tinham zero tratamento de esgoto. E agora vai tratar a partir de outubro 100% de esgoto e 50% já está sendo tratado. Saneamento básico é responsabilidade. É o investimento que ninguém está fazendo", completou.
Leia também
Haddad diz que aposta em 'retrocessos' da atual gestão para tentar driblar dificuldade com votos no interior de SP
Santa Bárbara d'Oeste inaugura centro de saúde para 13 mil atendimentos mensais
Inauguração do Cidade Saúde
O governador Tarcísio de Freitas esteve em Santa Bárbara d’Oeste para a inauguração do Cidade Saúde “Lucimeire Cristina Coelho Rocha”, um complexo que reunirá setores estratégicos, como Centro de Especialidades, Central de Regulação, Vigilância em Saúde e Farmácia Municipal, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a integração dos serviços. Cerca de 300 pessoas vão trabalhar no local.
A estrutura abrange consultórios de especialidades, salas de enfermagem, farmácia, recepção, triagem, salas de reunião e setor administrativo.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba ...