Ministério Público de São Paulo abre procedimento para investigar convênios da Santa Casa de Itatiba

이 뉴스, 어떠셨어요?
한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요
Santa Casa de Itatiba (SP)
Google Street View/Reprodução
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um procedimento para investigar convênios da Santa Casa de Itatiba (SP). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (24). Um inquérito civil também está em andamento para investigar possíveis irregularidades no uso de verbas públicas.
Um contrato entre a instituição e a Prefeitura de Palmas é o centro de uma investigação e de uma operação realizada pela Polícia Civil. Ele prevê o gerenciamento, a operacionalização e a execução de serviços de saúde, com repasses mensais de R$ 11,5 milhões totalizando mais de R$ 139 milhões por ano. O contrato foi feito sem licitação e foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas de Tocantins (TCE-TO).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com o MP paulista, foi instaurada notícia de fato para apurar outros convênios que a Santa Casa de Itatiba mantém, da mesma linha daquele que foi descoberto junto ao município de Palmas.
Agora no g1
"Também há um inquérito civil em andamento que apura irregularidades no emprego de recursos públicos na Santa Casa e adoção de medidas que impedem a fiscalização pela Câmara dos Vereadores", ressalta a instituição.
"As investigações levam em conta a subvenção pública que a Santa Casa recebe, atraindo as responsabilidades administrativa e criminal."
O MP não deu detalhes dos procedimentos, nem as datas em que eles foram abertos e nem do que se referem às medidas que impedem a fiscalização dos vereadores.
Cooperação
O MP de São Paulo compartilhou documento com as investigações de Tocantins que apontam que a Santa Casa de Itatiba utilizou cerca de 60% dos recursos do SUS para fins alheios aos convênios, operando com contas bancárias mistas. Foi apontada ainda a ausência de separação entre recursos públicos e privados, que, em tese, conforme a investigação, facilitou o desvio.
A Santa Casa também foi alvo de investigação da Câmara de Itatiba entre 2023 e 2024.
LEIA TAMBÉM
Polícia Civil investigaTCE autua aterros de Votorantim e Itatiba por riscos sanitários à população professor por assédio e importunação sexual contra alunas em Piedade
TCE autua aterros de Votorantim e Itatiba por riscos sanitários à população
Cetesb dá prazo para prefeitura apresentar documentação e ameaça suspender trecho de obra da Marginal Itanguá em Sorocaba
O que diz a Santa Casa de Itatiba
O g1 questionou a Santa Casa de Itatiba, mas não obteve retornou até a última atualização desta reportagem. o hospital tem dito que "colabora plenamente com as autoridades e confia no curso natural da Justiça".
Investigação em Palma
A terceirização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas é investigada pela Polícia Civil devido a um suposto esquema de corrupção, falsidade ideológica e direcionamento de contratos. Apesar das investigações, a gestão dos serviços das UPAs segue sendo realizada pela entidade Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, que foi contratada por R$ 139 milhões, sem licitação.
Durante os desdobramentos do caso, a secretária municipal de Saúde de Palma, Dhieine Caminski, e o superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, foram presos. A empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva, apontada como lobista no contrato, passou cinco dias foragida e se apresentou à polícia posteriormente.
UPA Norte em Palmas
Divulgação/Semus
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
Initial plugin text
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM ...