Pedágios em SP terão reajuste a partir de julho; Imigrantes tem o mais caro do país

이 뉴스, 어떠셨어요?
한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요
Praça de pedágio da Rodovia Imigrantes, em fevereiro de 2026
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O valor do pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) será reajustado em 4,91% em julho. Com o aumento, a tarifa nas rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) passará de R$ 38,70 para R$ 40,60, mantendo-se como a mais alta do país.
O reajuste foi homologado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (23). As novas tarifas da Ecovias Imigrantes entram em vigor à 0h do dia 1º de julho de 2026.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a deliberação da Artesp, os novos valores passam a valer para veículos de passeio e comerciais a partir da 0h de 1º de julho. O reajuste integra a atualização anual das tarifas prevista nos contratos de concessão das rodovias estaduais paulistas.
No início de 2026, a Artesp anunciou que a praça de pedágio do SAI será substituída por pórticos free flow, que registram a cobrança conforme a passagem do veículo. Atualmente, a tarifa é aplicada apenas para quem desce a serra. Com a mudança, o valor será dividido: metade na subida à capital e metade para quem segue ao litoral (veja mais abaixo).
Confira os valores atuais e os novos valores das praças de pedágio da Ecovias Imigrantes:
Rodovia dos Imigrantes (Piratininga - km 32)
Atual: R$ 38,70
Novo: R$ 40,60
Aumento: R$ 1,90 (4,91%)
Via Anchieta (Riacho Grande - km 31)
Atual: R$ 38,70
Novo: R$ 40,60
Aumento: R$ 1,90 (4,91%)
Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Santos - km 250)
Atual: R$ 18,30
Novo: R$ 19,20
Aumento: R$ 0,90 (4,92%)
Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (São Vicente - km 280)
Atual: R$ 10,90
Novo: R$ 11,40
Aumento: R$ 0,50 (4,59%)
Veja abaixo os pedágios mais caros:
Pedágios mais caros do país em 2026
*Valor aos finais de semana e feriados
**Cobrança suspensa pela Justiça
*** Cobrança a partir de 1º de julho
Free flow
Pedágio Eletrônico Free Flow operado pela concessionária Ecovias em São Paulo.
Divulgação/Ecovias
Com a implantação dos pórticos de free flow, prevista para o mesmo dia, o modelo de cobrança nas rodovias Anchieta e Imigrantes será alterado. O sistema vai substituir as praças físicas de pedágio e permitir a cobrança por sentido de tráfego.
Após o reajuste e com a implantação do free flow, a tarifa de referência passará a ser de R$ 20,30 por trecho, tanto na subida quanto na descida da serra. Com a mudança no modelo de cobrança, o sistema pode deixar de ocupar o posto de pedágio mais caro do país.
A alteração foi anunciada pela diretora da Artesp, Raquel Carneiro. Atualmente, a cobrança ocorre apenas no sentido litoral, na descida da serra, enquanto a subida é isenta. Motociclistas seguem sem cobrança nos dois sentidos.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos ...