Conselheira tutelar de Sorocaba é afastada do cargo e investigada pela corregedoria

이 뉴스, 어떠셨어요?
한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요
Conselho Tutelar de Sorocaba (SP)
TV TEM/Reprodução
A Secretaria da Cidadania (Secid) de Sorocaba (SP) afastou mais uma conselheira tutelar do cargo nesta terça-feira (23), a pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Este é o segundo profissional do órgão afastado em menos de duas semanas.
O motivo da nova suspensão não foi divulgado pelo MP, mas a investigação está relacionada ao atendimento de uma outra criança, ocorrido antes do caso de negligência que terminou na morte do bebê Miguel Franco Silva, de 1 ano e 2 meses.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre o novo afastamento.
Em nota oficial, a Secid limitou-se a dizer que realiza capacitações permanentes com os profissionais e defendeu o histórico do órgão, afirmando que o Conselho Tutelar responde diretamente à Justiça e ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A TV TEM também questionou a Câmara Municipal sobre o novo afastamento, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Afastamento de outro conselheiro
Conselho Tutelar de Sorocaba encerrou denúncia antes de morte de bebê
No dia 12 de junho, a Corregedoria-Geral do Município já havia afastado o primeiro conselheiro tutelar. Ele foi o responsável por atender e encerrar o acompanhamento do bebê Miguel em apenas 24 horas, em fevereiro deste ano.
Quase 100 dias após o atendimento ser arquivado pelo conselheiro, o menino morreu com marcas de espancamento e violência sexual.
De acordo com a Corregedoria, o afastamento preventivo não é uma punição antecipada, mas serve para garantir a transparência e evitar qualquer interferência nas investigações. A conduta do profissional segue sob apuração.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
Initial plugin text
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM ...