Em Óbidos, barco-hospital pediátrico vai atender crianças da região após convênio com o estado

이 뉴스, 어떠셨어요?
한 번의 탭으로 반응을 남겨요 · 로그인 불필요
Acordo amplia atendimentos pelo SUS no oeste do Pará e prevê novo hospital flutuante exclusivo para atendimento infantil em comunidades ribeirinhas
Reprodução
O Governo do Pará firmou, nesta quinta-feira (25), um contrato de cooperação com a Associação de Caridade Santa Casa de Misericórdia de Óbidos para ampliar a oferta de serviços de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região oeste do estado. A parceria, realizada por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), também marcou o anúncio da criação de um barco-hospital exclusivo para atendimento pediátrico.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O novo contrato garante a oferta de serviços de média e alta complexidade para moradores de Óbidos e dos municípios atendidos pelo Complexo Regulador Regional de Santarém. Entre os atendimentos previstos estão internações, cirurgias, consultas especializadas e exames.
Na área pediátrica, a parceria amplia a disponibilidade de leitos e fortalece a assistência às crianças da região, que também serão beneficiadas com a chegada do barco-hospital Bambino Gesù.
O anúncio da nova embarcação foi feito durante a cerimônia pelo frei Francisco Belotti, da Associação Lar São Francisco de Assis. Segundo ele, o hospital flutuante será totalmente dedicado ao atendimento infantil e levará consultas, exames e assistência médica especializada às comunidades ribeirinhas e de difícil acesso da Amazônia.
O projeto foi viabilizado por meio de uma doação do benfeitor italiano Paolo Possenti e será o quarto barco-hospital a operar na região amazônica. A proposta é ampliar o acesso à saúde para crianças que vivem em localidades onde o atendimento especializado é limitado.
Além da assistência pediátrica, o contrato prevê a disponibilização de leitos cirúrgicos nas especialidades de ortopedia, urologia e ginecologia, leitos clínicos, obstétricos e pediátricos, além de consultas em oftalmologia, ortopedia, urologia, ginecologia, obstetrícia, gastroenterologia e coloproctologia. Também serão oferecidos serviços de apoio diagnóstico para agilizar a realização de exames.
A cerimônia contou com a presença da governadora Hana Ghassan Tuma, do secretário estadual de Saúde, Ualame Fialho Machado, do presidente da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, Dom Bernardo Johannes, além de representantes da instituição e autoridades da região.
Fundada em 1922, a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos mantém o Hospital Dom Floriano e é referência no atendimento de saúde para moradores da região do Baixo Amazonas. Com a nova parceria, a instituição amplia sua atuação na rede pública, reforçando a assistência especializada e o atendimento humanizado à população, especialmente às crianças que vivem em áreas de difícil acesso. ...